Coréia do Norte lança míssil balístico
Os militares da Coréia do Sul informam que Pyongyang disparou um míssil balístico em direção a suas águas orientais. O lançamento ocorre quatro dias após os líderes dos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul terem realizado uma cúpula trilateral.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul dizem que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance, da cidade oriental de Wonsan, às 10:48 da manhã desta quinta-feira.
O Ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento pouco depois do meio-dia. Diz que o míssil pousou em águas a leste da Península Coreana.
A Coréia do Norte tem disparado mísseis a um ritmo sem precedentes. O país lançou um míssil balístico na quarta-feira da semana passada. Ele caiu no mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva do país.
Há duas semanas, o Norte lançou três mísseis. Eles incluíam o que parecia ser um míssil balístico intercontinental.
Cerca de uma hora antes do último lançamento, o Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte, Choe Son Hui, divulgou uma declaração condenando a cúpula entre o Japão, os EUA e a Coréia do Sul na capital cambojana de Phnom Penh.
Segundo ela, as conversações de domingo levariam a situação na Península Coreana a “uma fase imprevisível”.
E ela advertiu que quanto mais os EUA fortalecerem sua “dissuasão estendida” a seus aliados e intensificarem as atividades militares “provocatórias e de blefe”, mais feroz será a resposta militar da Coréia do Norte.
Os observadores acreditam que o lançamento desta quinta-feira é uma reação ao compromisso das três nações de cooperar no fortalecimento de sua dissuasão contra o Norte.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















