Ícone do site Radio Shiga

Coréia do Norte lança míssil balístico

Coréia do Norte lança míssil balístico

Os militares da Coréia do Sul informam que Pyongyang disparou um míssil balístico em direção a suas águas orientais. O lançamento ocorre quatro dias após os líderes dos Estados Unidos, Japão e Coréia do Sul terem realizado uma cúpula trilateral.

Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul dizem que a Coréia do Norte lançou um míssil balístico de curto alcance, da cidade oriental de Wonsan, às 10:48 da manhã desta quinta-feira.

O Ministério da Defesa do Japão também confirmou o lançamento pouco depois do meio-dia. Diz que o míssil pousou em águas a leste da Península Coreana.

A Coréia do Norte tem disparado mísseis a um ritmo sem precedentes. O país lançou um míssil balístico na quarta-feira da semana passada. Ele caiu no mar do Japão, fora da zona econômica exclusiva do país.

Há duas semanas, o Norte lançou três mísseis. Eles incluíam o que parecia ser um míssil balístico intercontinental.

Cerca de uma hora antes do último lançamento, o Ministro das Relações Exteriores da Coréia do Norte, Choe Son Hui, divulgou uma declaração condenando a cúpula entre o Japão, os EUA e a Coréia do Sul na capital cambojana de Phnom Penh.

Segundo ela, as conversações de domingo levariam a situação na Península Coreana a “uma fase imprevisível”.

E ela advertiu que quanto mais os EUA fortalecerem sua “dissuasão estendida” a seus aliados e intensificarem as atividades militares “provocatórias e de blefe”, mais feroz será a resposta militar da Coréia do Norte.

Os observadores acreditam que o lançamento desta quinta-feira é uma reação ao compromisso das três nações de cooperar no fortalecimento de sua dissuasão contra o Norte.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile