Abrigos aquecidos instalados na Ucrânia para ajudar as pessoas que vivem sem eletricidade
A Cruz Vermelha e as autoridades locais na Ucrânia estão correndo para montar abrigos aquecidos. Isto acontece quando o país continua a lutar com a escassez de energia causada pelos ataques russos às instalações relacionadas com a energia.
A Cruz Vermelha tem operado abrigos aquecidos em áreas residenciais próximas à capital Kyiv. Os residentes têm lidado com apagões desde que um ataque russo com mísseis danificou uma usina elétrica próxima, há cerca de uma semana.
Os trabalhadores estavam tentando montar mais abrigos aquecidos na segunda-feira, para se prepararem para o início completo do inverno.
As pessoas podem ir a grandes barracas equipadas com geradores de energia para se manterem aquecidas e recarregar seus telefones celulares. Chá quente, café e lanches também são oferecidos lá.
Um funcionário da Cruz Vermelha responsável pela área disse que cerca de 1.500 pessoas usaram os abrigos durante um período de três dias na semana passada.
O funcionário expressou preocupação com a saúde dos cidadãos idosos que vivem sozinhos em casas que, atualmente, não têm energia elétrica.
O funcionário disse que a Cruz Vermelha trabalhará com os governos locais e voluntários para ajudar as pessoas a sobreviver aos apagões e ao frio do inverno.
O governo ucraniano diz que 40% da infra-estrutura energética do país foi danificada pelos ataques russos.
Mais de 4,5 milhões de pessoas, principalmente na região de Kyiv, estavam sem eletricidade, a partir de domingo.
- Eufrásia Neres é destaque no Sons do Brasil 522 - 29 de abril de 2025 9:08 am
- Putin agradece tropas da Coreia do Norte por apoio militar - 29 de abril de 2025 8:06 am
- Japão pede remoção total das novas tarifas de Trump - 29 de abril de 2025 6:29 am