A OMS recomenda chamar a varíola de macaco de “mpox”
A Organização Mundial da Saúde – OMS, recomendou o uso do termo “mpox” em vez de varíola dos macacos.
A OMS disse, em uma declaração, na segunda-feira (28), que ambos os nomes serão usados simultaneamente por um ano, enquanto o termo “varíola dos macacos” é eliminado gradualmente.
O corpo mundial observou que “linguagem racista e estigmatizante” foi observada on-line e em outros ambientes quando um surto da doença se expandiu no início deste ano.
Isto levou ao apelo de um novo nome. A OMS diz que a doença foi denominada “varíola dos macaco” em 1970. O vírus que causa a doença foi descoberto em macacos em cativeiro, em 1958.
Mais de 81.000 casos de “varíola dos macacos” foram relatados em 110 países e territórios este ano. Cinqüenta e cinco pessoas morreram. Em julho, a OMS declarou o surto uma emergência de saúde pública de preocupação internacional.
Esta não é a primeira vez que a OMS tenta combater a discriminação e o estigma associados a uma condição, recomendando uma mudança de nome. No ano passado, decidiu usar letras do alfabeto grego para se referir a variantes do coronavírus chinês, em vez de nomes de lugares.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am