Rússia se prepara para assumir, formalmente, a usina nuclear de Zaporizhzhia
O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto para colocar a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, sob o controle do governo russo.
O decreto, emitido na quarta-feira, diz que o governo tomará posse da usina nuclear e de outras instalações, e estabelecerá uma nova empresa estatal para sua gestão e operações de segurança.
No mesmo dia, o escritório presidencial russo também anunciou que Putin assinou documentos para anexar, unilateralmente, quatro regiões da Ucrânia – Donetsk e Luhansk no leste, Zaporizhzhia no sudeste e Kherson no sul.
A Rússia parece disposta a continuar sua invasão em nome da “defesa territorial” das regiões anexadas unilateralmente.
Putin reiterou a legitimidade, do que ele chamou, de referendos nas regiões ocupadas, em uma reunião on-line com autoridades educacionais, na quarta-feira.
Ele descreveu os resultados como convincentes, transparentes e sem qualquer dúvida. Putin também enfatizou que ele introduzirá a língua russa e a história das escolas nessas regiões.
A Ucrânia criticou, fortemente, a anexação unilateral da Rússia, chamando-a de inválida, e está intensificando sua contra-ofensiva para reclamar mais território do controle russo.
Serhiy Haidai, governador da região leste de Luhansk, publicou um vídeo na mídia social, na quarta-feira. Ele disse: “Vários assentamentos já foram liberados do exército russo”. Ele acrescentou que as forças ucranianas já estão hasteandoa bandeira de sua nação.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















