Putin completa 70 anos em meio a invasão da Ucrânia
O presidente russo, Vladimir Putin, comemorou seu 70º aniversário nesta sexta-feira (7). Um aliado em Belarus lhe deu um trator; outro no Tadjiquistão enviou uma montanha de melões. Mas a realidade que ele enfrenta, dentro e fora do campo de batalha na Ucrânia, é menos doce.
Putin passou o dia como anfitrião de um encontro de líderes de estados ex-soviéticos em São Petersburgo. Ele está tentando aproximá-los e concentrar-se nas questões de segurança.
Putin disse: “Além da Ucrânia, onde eventos trágicos estão acontecendo, frequentemente ocorrem conflitos entre outros países nos territórios pós-soviéticos”.
Os aliados da Ucrânia no Ocidente enviaram sua própria mensagem de aniversário – que eles representam a liberdade do povo russo. Eles votaram no Conselho de Direitos Humanos da ONU para enviar um observador à Rússia, citando um “clima de medo”. É a primeira vez que o grupo investiga um membro permanente do Conselho de Segurança. Os delegados russos dizem que a decisão é “politizada”.
As forças de Putin na Ucrânia deram algumas más notícias de aniversário. Eles foram repelidos no campo de batalha e estão abandonando as armas enquanto recuam. Analistas do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha dizem que os tanques russos e outros veículos blindados, agora, constituem uma grande parte do equipamento militar da Ucrânia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















