Indústria de turismo japonesa enfrenta grave escassez de mão-de-obra
A indústria do turismo no Japão está enfrentando dificuldades para assegurar os funcionários antes que o país facilite o controle das fronteiras na terça-feira.
O Japão acabará com o limite do número de pessoas que entram no país, levantará a proibição de viagens individuais e permitirá visitas sem visto.
As pessoas do setor esperam uma recuperação da pandemia, mas dizem que estão enfrentando uma grave escassez de mão-de-obra.
Uma proprietária de uma pousada tradicional japonesa, localizada em Kinugawa, ao norte de Tóquio, famosa por suas termas e belas paisagens, diz que tem recebido muitas consultas de turistas fora do Japão.
Ela diz que é difícil contratar pessoal, já que a indústria enfrentou uma séria retração durante a pandemia.
Teikoku Data Bank, uma empresa privada de pesquisa, também diz que a escassez de mão-de-obra no setor é grande. Ela pesquisa cerca de 26.000 empresas em 50 setores diferentes a cada mês.
A última pesquisa realizada no final de agosto mostra que 72,8% dos hotéis responderam que têm escassez de mão-de-obra regular. Foi a porcentagem mais alta de todos os setores.
Especialistas dizem que a indústria precisa encontrar maneiras de manter a qualidade de sua hospitalidade, já que se espera que muitas pessoas visitem o Japão.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















