Forças ucranianas continuam a contra-ofensiva usando blindados deixados pelos russos
Forças ucranianas estão intensificando sua contra-ofensiva no leste e sul do país, em um esforço para retomar as áreas controladas pela Rússia.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, disse nesta quinta-feira que, desde 1º de outubro, mais de 500 quilômetros quadrados de território e dezenas de assentamentos foram liberados do controle russo somente na região de Kherson.
O Ministério da Defesa britânico disse em sua atualização de inteligência na sexta-feira que a Ucrânia, provavelmente, capturou pelo menos 440 blindados russos e cerca de 650 outros veículos armados desde a invasão. Também disse que, potencialmente, mais da metade da frota de tanques, atualmente, em campo da Ucrânia consiste em veículos capturados.
O ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, afirmou em uma mensagem de vídeo na sexta-feira que Zelenskyy pediu aos líderes das nações ocidentais que lançassem ataques nucleares preventivos contra a Rússia.
Lavrov acrescentou que os Estados Unidos e seus aliados continuam a fornecer armas à Ucrânia, e advertiu contra um maior envolvimento dos EUA.
O gabinete presidencial russo anunciou que uma reunião de cúpula informal da Comunidade de Estados Independentes, ou CEI, será realizada perto de São Petersburgo na sexta-feira. A CEI é um bloco de ex-repúblicas soviéticas liderado pela Rússia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















