Um ano desde que o Talibã retomou o poder no Afeganistão
O Talibã retomou o controle do Afeganistão há um ano. O país está enfrentando muitos desafios, incluindo ataques terroristas e grave escassez de alimentos.
Os Estados Unidos completaram sua retirada do Afeganistão em 30 de agosto do ano passado. Os líderes do Talibã celebraram o primeiro aniversário, na quarta-feira, do início de um novo capítulo na história da nação.
O primeiro-ministro interino do Talibã, Mullah Hasan Akhund, disse: “O país viu o fim dos massacres e da opressão, embora a segurança ainda não tenha sido totalmente garantida”.
Uma filmagem, feita logo após uma explosão em uma mesquita, no oeste do Afeganistão, na sexta-feira, onde as autoridades locais suspeitam que poderia ter sido um atentado suicida contra um líder religioso.
Cresce a preocupação de que o Afeganistão possa se tornar, novamente, um viveiro de terrorismo, com os laços do Talibã com o grupo terrorista internacional Al-Qaeda.
Muitos afegãos decidiram deixar o país por medo do Talibã. Cerca de 94.000 foram para os Estados Unidos.
Farzana Jamalzada mudou-se para Nova York, para começar uma nova vida. Ela quer mostrar sua gratidão por toda a ajuda que recebeu. Jamalzada trabalha como tradutora voluntária para mulheres que fugiram do Afeganistão.
Jamalzada disse: “Acho que é melhor saber para onde elas estão indo e quais são seus problemas, então eu ficaria muito feliz em ajudá-las”.
Mas a invasão russa da Ucrânia desviou a atenção internacional do Afeganistão.
Jamalzada disse: “Agora não ouvimos nada sobre o Afeganistão. As pessoas ainda estão sofrendo. Queremos, quero dizer, que o mundo se concentre no Afeganistão para ajudá-las”.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am