Ucrânia intensifica a contra-ofensiva para assumir o controle da região de Kharkiv
As forças ucranianas estão intensificando uma contra-ofensiva, para assumir o controle de áreas mais amplas na região leste de Kharkiv, incluindo a área estratégica de Izyum.
Entretanto, um especialista militar ucraniano indicou que o país precisa de uma estratégia de longo prazo e mais assistência militar do Ocidente para retomar o controle de mais territórios.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, no sábado, que suas tropas seriam reagrupadas a partir da área de Izyum na região de Kharkiv. O movimento é amplamente recebido como um anúncio de retirada da área.
Acredita-se que Izyum seja uma base importante para que a Rússia se desdobre e entregue suprimentos a suas tropas na região de Donbas.
O General Valerii Zaluzhnyi, comandante-chefe das forças armadas da Ucrânia, postou uma mensagem na mídia social no domingo. Ele afirmou que mais de 3.000 quilômetros quadrados de território foram devolvidos para o controle ucraniano desde o início de setembro.
O Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA disse em sua avaliação, no sábado, que a contra-ofensiva ucraniana na região de Kharkiv está direcionando as forças russas. Disse também que “as forças russas não estão conduzindo uma retirada controlada”.
O instituto também disse que “a libertação de Izyum seria a conquista militar ucraniana mais significativa desde que ganhou a Batalha de Kharkiv em março”.
O ex-vice-ministro da defesa ucraniano, Ihor Kabanenko, disse que as forças ucranianas conseguiram “impedir a possibilidade de as tropas russas reforçarem suas forças”, assumindo o controle de suas rotas de abastecimento.
Kabanenko também disse que “mais atividades” são necessárias para liberar os territórios da Ucrânia em uma “estratégia passo a passo”.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am