Tufão Nanmadol trará fortes chuvas para muitas regiões no Japão
As autoridades meteorológicas no Japão informam que um grande e poderoso tufão deve se aproximar da Prefeitura de Okinawa e da região Amami da Prefeitura de Kagoshima até o sábado, e se aproximar da região de Kyushu no domingo.
O tufão Nanmadol pode afetar muitas regiões, especialmente durante o próximo fim de semana, de três dias até segunda-feira. Espera-se que o tufão se desloque pelo leste e norte do Japão até terça-feira.
A Agência Meteorológica está incitando as pessoas em todo o país a se prepararem para isso.
A Agência Meteorológica disse que o Nanmadol estava se deslocando para noroeste, sobre o mar, ao sul do Japão, a 15 quilômetros por hora, a partir das 15 horas da sexta-feira.
O tufão tinha uma pressão atmosférica central de 950 hectopascals. Os ventos, perto de seu centro eram de até 162 quilômetros por hora, com rajadas de 216 quilômetros por hora.
A região de Amami e o sul de Kyushu deverão ter ventos máximos de 108 quilômetros por hora até sábado, enquanto se espera ventos de até 90 quilômetros por hora em Okinawa.
Os ventos, provavelmente, ficarão ainda mais fortes no domingo.
Os mares também estão muito agitados ao redor do sul de Kyushu, Okinawa e Amami, com ondas previstas para atingir alturas de 12 metros no sul de Kyushu e 10 metros em Okinawa e Amami no sábado.
Espera-se que os níveis da maré subam no norte de Kyushu, na região de Chugoku e na região de Shikoku a partir de domingo. Tempestades e ondas altas podem causar inundações nas áreas costeiras.
As chuvas, no período de 24 horas, até o final da tarde de sábado podem chegar a 200 milímetros no sul de Kyushu e na região Tokai, 180 milímetros em Okinawa e 150 milímetros em Amami, Shikoku e na região Kinki.
A tempestade pode trazer fortes chuvas, principalmente, para o oeste do Japão, à medida que se aproxima. O sul de Kyushu pode receber chuvas recordes que excedem a média para todo o mês de setembro.
As autoridades meteorológicas estão pedindo cautela contra rajadas de vento, ondas altas e tempestades, bem como deslizamentos de terra, enchentes e rios transbordantes, principalmente no oeste do Japão, Okinawa e Amami.
O tufão pode interromper os serviços de transporte durante os três dias de feriado.
As autoridades meteorológicas pediram aos residentes das regiões onde o tufão se aproxima para se manterem atualizados com as últimas informações, evitarem saídas desnecessárias e se prepararem bem mais cedo.
Um meteorologista da Agência Meteorológica do Japão, advertiu que o grande tufão deve se aproximar de Kyushu no domingo, enquanto mantém sua força.
Ele descreveu o Nanmadol como um tufão perigoso, dizendo que se espera que traga ventos violentos para Kyushu e Okinawa, e que libere chuvas fortes, principalmente, no sul de Kyushu e no lado do Pacífico da região de Shikoku.
Ele também disse que, como o tufão é grande, a chuva e os ventos podem se intensificar mesmo em áreas distantes dele, e que seus efeitos podem ser prolongados.
É provável que o tufão se aproxime de Kyushu com uma força muito grande, antes de atravessar o arquipélago japonês. Ele pediu às pessoas de todo o país que ficassem em alerta.
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am
- Calor adia colheita de ostras em Hiroshima - 30 de setembro de 2025 3:07 am
- Europa condena ataque russo em larga escala contra a Ucrânia - 30 de setembro de 2025 2:15 am