Rússia não está sendo afetada pelas sanções ocidentais, diz Putin
O presidente russo, Vladimir Putin, está se empenhando na invasão da Ucrânia. Ele admite que as sanções ocidentais estão tendo um sério impacto sobre a economia global. Mas ele afirma que Moscou está saindo ilesa.
Putin disse: “Tenho certeza de que não perdemos nada, nem perderemos. No que diz respeito ao que ganhamos, posso dizer que estamos fortalecendo nossa soberania”. Ele disse: “Sim, as coisas estão se tornando mais divididas ao redor do mundo, bem como dentro da Rússia. Mas acho que isto é para o melhor”.
Putin fez os comentários em um fórum econômico, em Vladivostok, com a presença de autoridades de outros países, incluindo a China e Myanmar.
Putin disse-lhes que as sanções ocidentais são um ato de “agressão”. Ele os chamou de uma tentativa de impor os valores do Ocidente a outras nações e forçá-los à submissão.
Putin disse: “Os países ocidentais estão tentando preservar a velha ordem mundial. Uma que só é benéfica para eles”.
Ele também culpou a Europa Ocidental pela criação de uma crise energética ao ameaçar com limites de preço de combustíveis, sobre o conflito da Ucrânia. Putin disse que a Rússia levará seu petróleo e gás para outros lugares, indicando a China como um cliente principal.
Putin também afirmou que quase todos os grãos da Ucrânia estão sendo exportados para a Europa, ao invés dos países em desenvolvimento, que mais precisam deles. Ele diz que um acordo recente para permitir que as remessas fluam dos portos do Mar Negro da Ucrânia pode precisar ser revisto.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am