Putin inspeciona exercícios militares conjuntos no Extremo Oriente da Rússia
O presidente russo, Vladimir Putin, inspecionou um exercício militar em larga escala, na terça-feira, que sua nação está realizando em sua região do Extremo Oriente com a China, Índia e outros países.
Putin observou parte do exercício, incluindo exercícios de tiro de artilharia. Ele usou binóculos para observá-los através de uma densa névoa, como explicou Sergei Shoigu, o ministro da defesa.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, no mesmo dia, que havia realizado, pela primeira vez, um teste de disparo de seu sistema de mísseis terra-ar na Ilha Matua.
O sistema Bastion foi implantado no ano passado, na ilha a nordeste das quatro ilhas que a Rússia controla, mas o Japão reivindica.
Na quarta-feira, Putin planeja proferir um discurso na sessão plenária de um fórum econômico internacional em Vladivostok.
A reunião deverá contar com a presença de Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente do Congresso Nacional Popular da China. O chefe militar de Myanmar, Min Aung Hlaing, também estará presente.
Espera-se que Putin enfatize relações militares e econômicas mais fortes com a China diante do aumento das sanções contra a Rússia dos países ocidentais e do Japão.
Na segunda-feira, a Rússia anunciou, unilateralmente, a revogação de acordos bilaterais com o Japão que permitem que ex-residentes japoneses de quatro ilhas invadidas pela Rússia, viajem para lá sem visto.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém que as ilhas são uma parte inerente do território do país. As ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















