Putin espera aumentar a Organização de Cooperação de Xangai para enfrentar o Ocidente
O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou, o que ele vê como, a necessidade de expandir a Organização de Cooperação de Xangai como um contrapeso para o Ocidente. A SCO é uma estrutura regional liderada pela China e pela Rússia.
Putin participou de uma cúpula da SCO em Samarkand, Uzbequistão, na sexta-feira. O Presidente chinês, Xi Jinping, e o Primeiro Ministro indiano, Narendra Modi, estiveram entre os presentes.
Esta edição da reunião de cúpula foi presencial pela primeira vez desde que a pandemia de coronavírus chinês começou.
Putin ressaltou que a SCO é a maior estrutura regional do mundo e afirmou que seu papel cresceu no esforço para resolver questões internacionais.
Xi prometeu trabalhar ativamente para promover o desenvolvimento da SCO e salvaguardar a Ásia, o continente europeu e o mundo, ao mesmo tempo em que assegura a paz e a prosperidade.
O Irã assinou um memorando sinalizando a intenção de aderir à organização como um membro de pleno direito. Enquanto isso, Belarus está solicitando a concessão do status de membro de pleno direito.
A população total dos estados membros da organização passa de 3 bilhões, ou quase a metade da população mundial. A Rússia e a China, aparentemente, visam aumentar sua presença como uma estrutura não ocidental.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am