Negociações suspensas por 20 anos após cúpula Japão – Coréia do Norte
Este sábado marca 20 anos desde a primeira cúpula entre o Japão e a Coréia do Norte. Isso levou ao retorno de cinco japoneses que foram sequestrados pelo Norte. Mas as negociações para trazer de volta mais sequestrados estão paradas desde então.
O então o Primeiro Ministro, Koizumi Junichiro, visitou Pyongyang em 2002, para se encontrar com o ditador norte-coreano. Kim Jong Il admitiu que agentes de seu país haviam sequestrado cidadãos japoneses e ofereceu um pedido de desculpas.
Iijima Isao acompanhou Koizumi como seu secretário. Ele conversou com a NHK sobre sua lembrança da visita. Iijima disse que as autoridades japonesas aplicaram algumas táticas psicológicas para ajudar a garantir o sucesso na cúpula.
Ele disse que decidiram reduzir o tamanho da segurança para menos de 30, ou mesmo 20 pessoas, para indicar que o Japão tinha total confiança na Coréia do Norte.
Mas Iijima disse que a Coréia do Norte perdeu seu entusiasmo pelas negociações com o Japão com o passar do tempo. Ele disse que o país se tornou menos preocupado com sua segurança, à medida que seguia um programa de armas nucleares.
Continuou por esse caminho, ele observa, e desenvolveu suas capacidades de mísseis. A Coréia do Norte lançou cerca de 30 mísseis balísticos este ano, o maior número até agora.
Esta semana, o embaixador do país para normalizar os laços com o Japão disse que a questão do sequestro já foi resolvida.
Iijima, no entanto, insiste que o diálogo é necessário, dizendo que o Japão não deve ceder em nada suas sanções e deve se engajar em negociações com o Norte, mantendo as atuais sanções em vigor.
O governo japonês diz que agentes norte-coreanos raptaram pelo menos 17 cidadãos nos anos 70 e 80.
Destes, o paradeiro de 12 permanecem desconhecidos.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am