Indonésios protestam contra o aumento dos preços dos combustíveis
As pessoas em toda a Indonésia estão protestando contra a decisão do governo de aumentar os preços dos combustíveis.
Milhares de trabalhadores e estudantes universitários estão realizando manifestações desde segunda-feira, em Jacarta e em outras cidades. Eles estão exigindo que o governo revogue a decisão anunciada no sábado, de aumentar os preços dos combustíveis subsidiados em cerca de 30%.
Isto aconteceu porque a inflação já estava em alta, em meio a uma crise energética global.
Apesar dos preços mais altos, carros e motocicletas fizeram fila em um posto de gasolina em Jacarta. Algumas pessoas expressaram frustração com o encargo adicional.
Um homem, na casa dos 30 anos, disse: “O preço mais alto do combustível terá um impacto sobre as necessidades diárias, tornando-as mais caras. O aumento, agora, foi realmente sentido em todos os setores”.
O presidente, Joko Widodo, foi à televisão no sábado para defender que o aumento era necessário para controlar os subsídios, o que ele disse ter beneficiado os ricos. Joko disse que algumas das economias seriam utilizadas para a assistência social, para ajudar as pessoas necessitadas.
Joko disse: “O dinheiro do Estado deveria ser priorizado para fornecer subsídios aos desprivilegiados. Neste momento, o governo tem que tomar decisões sob circunstâncias difíceis”.
Enquanto isso, o embaixador da Rússia revelou, na quarta-feira, que os dois países haviam iniciado conversações para entregar o petróleo bruto russo. Mas isso poderia atrair críticas das nações ocidentais, que estão impondo sanções a Moscou por causa de sua invasão da Ucrânia.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















