Ex-oficial da segurança pública chinesa tem pena de morte suspensa
Um tribunal chinês condenou o ex-vice-ministro de segurança pública à morte, com uma pena suspensa de dois anos. As acusações contra Sun Lijun incluem suborno.
A Televisão Central da China informa que o tribunal, localizado na província nordestina de Jilin, decidiu, na sexta-feira, que Sun recebeu 646 milhões de yuan, ou cerca de 91 milhões de dólares, em subornos, entre 2001 e 2020.
Ele também foi condenado por posse ilegal de duas armas de fogo.
Observadores dizem que o governo está purgando antigos altos funcionários da polícia e do judiciário que são críticos em relação ao Presidente, Xi Jinping. O movimento é visto como uma tentativa de consolidar o poder, antes do Congresso Nacional do Partido Comunista, em outubro.
Três ex-chefes de polícia da província de Xangai, Chongqing e Shanxi foram condenados por acusações incluindo corrupção, no início desta semana. Todos eram, supostamente, membros do grupo político de Sun.
E na quinta-feira, o ex-ministro da justiça, Fu Zhenghua, também foi condenado à morte com uma pena suspensa de dois anos, por acusações que incluíam corrupção.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















