Cova coletiva encontrada em Yzium, diz Zelenskyy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, afirma que foi encontrada uma vala comum, em uma cidade de cidade libertada.
Zelenskyy disse, em um vídeo online, na quinta-feira, que, “Um local de enterro em massa foi encontrado em Izyum, na região de Kharkiv”.
Ele disse: “Bucha, Mariupol, agora, infelizmente, Izyum… A Rússia deixa a morte em todos os lugares. E deve ser responsabilizada por isso”.
As tropas ucranianas estão conduzindo contra-ofensivas nas regiões leste e sul do país. Zelenskyy enfatizou que a Ucrânia libertou a maior parte da região oriental de Kharkiv.
Zelenskyy reuniu-se com a presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, em Kyiv na quinta-feira.
O escritório presidencial da Ucrânia cita Zelenskyy como dizendo na reunião que os ucranianos estão “muito positivos e motivados pela desocupação diária de certas cidades e vilas”. Ele acrescentou que esta foi “uma grande vitória”.
A Rússia ainda está levando a cabo ataques ferozes nas regiões orientais de Luhansk e Donetsk.
O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, foi cauteloso na quinta-feira dizendo: “O cenário instantâneo de Kharkiv não se repetirá. Nossa região terá que lutar muito”.
O governador de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, postou nas mídias sociais, no mesmo dia em que edifícios de apartamentos e um hospital foram atacados no reduto ucraniano de Bakhmut e outros distritos. Ele pediu aos residentes que evacuassem.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, disse, na quinta-feira, que alcançar os objetivos das operações militares está se tornando mais urgente a cada dia.
Sua observação, aparentemente, sugere que a Rússia pode intensificar seus ataques.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am