Começa a exposição comercial da ASEAN na China
Uma grande exposição comercial começou na China, com produtos do sudeste asiático. A Expo China-ASEAN, de quatro dias, começou na sexta-feira, na cidade de Nanning, no sul do país.
O vice-primeiro-ministro chinês, Han Zheng, enfatizou que as relações com a Associação das Nações do Sudeste Asiático, ASEAN, entraram em uma nova fase.
Ele abordou um acordo comercial regional chamado RCEP, que entrou em vigor este ano. O pacto inclui a ASEAN e outros países do Leste Asiático.
Han disse: “Queremos aproveitar ao máximo esta oportunidade para criar um grupo aberto, cooperativo e amigável, e trabalhar mais estreitamente com uma ASEAN que compartilha o mesmo destino que nós”.
Nos muitos estandes da exposição, empresários da ASEAN e de outros países dialogaram com clientes chineses.
Enquanto isso, os EUA concordaram, com vários países asiáticos, em iniciar negociações no final deste mês sobre uma nova parceria econômica chamada Estrutura Econômica Indo-Pacífico, ou IPEF. Os observadores dizem que os EUA querem fortalecer seus laços econômicos com a região em resposta à presença crescente da China.
Mas o IPEF não cobre a redução ou eliminação de tarifas. Especialistas dizem que a China pode tentar tirar proveito disso para aprofundar seus laços comerciais e de investimento. A ASEAN é o maior parceiro comercial da China.
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am
- Zelensky cobra sanções antes de reunião no Alasca - 13 de agosto de 2025 1:12 am
- Lee e Trump terão primeira cúpula em 25 de agosto - 13 de agosto de 2025 1:04 am