Ucranianos procuram acabar com o “impasse” do campo de batalha
Um alto funcionário ucraniano declarou que os próximos meses serão fundamentais para suas tropas no campo de batalha. Ele disse à NHK que um conflito prolongado poderia favorecer as forças russas.
Andriy Yermak é o chefe do gabinete presidencial da Ucrânia. Em uma entrevista à NHK, ele disse: “Se os combates nesta guerra durarem até o inverno, será cada vez mais difícil recuperar o território. Estamos concentrando nossas discussões em tomar todas as medidas possíveis para quebrar o impasse antes que esse tempo chegue”.
Yermak disse que as tropas ucranianas têm intensificado os contra-ataques no sul. Ele acrescentou que seu objetivo é reconquistar 100% do território apreendido pela Rússia.
Yermak disse: “Nesta guerra, nunca faremos concessões em termos de nossa independência, integridade territorial e soberania”.
Yermak pediu aos EUA e aos aliados ocidentais que impusessem mais sanções contra a Rússia. Ele disse que os líderes em Moscou continuam usando as exportações de energia como alavanca para levantar as sanções.
As autoridades de defesa britânicas dizem que os russos estão fazendo apenas um progresso lento no leste. Eles dizem que os comandantes, provavelmente, estão realocando um número significativo de forças da região norte de Donbas para o sul.
Também no sul, o primeiro navio carregando grãos, desde o início do bloqueio russo, partiu do porto de Odesa na segunda-feira (1). Ele deve chegar ao largo da costa de Istambul para inspeção.
Entretanto, as forças russas na região sul continuam seus ataques. Isso levanta dúvidas sobre se novos carregamentos de grãos podem continuar sem problemas sob um acordo mediado pela ONU e pela Turquia.
- Índice Nikkei 225 cai brevemente abaixo de 40 mil pontos - 5 de agosto de 2025 4:57 am
- Coreia do Sul remove alto-falantes na fronteira com o Norte - 5 de agosto de 2025 4:42 am
- Embaixador do Japão visita Pavilhão Brasil na Expo 2025 - 5 de agosto de 2025 3:28 am