Ucrânia e Nações Unidas saúdam a retomada das exportações de grãos
Um alto funcionário da indústria de grãos ucraniana saudou a partida de um navio carregado, do porto de Odesa. Foi o primeiro embarque desde que a Rússia bloqueou as exportações, em fevereiro.
O CEO da Associação Ucraniana de Grãos, Serhiy Ivaschenko, falou sobre a retomada das exportações na segunda-feira (1). Ele disse: “Esta é uma boa oportunidade para todo o mercado agrícola da Ucrânia”.
Ao mesmo tempo, ele expressou a preocupação de que a Rússia possa ignorar os acordos e atacar navios, assim como portos marítimos.
Ele observou que cerca de 25 milhões de toneladas de trigo, milho e outros grãos estão sendo armazenados, atualmente, na Ucrânia.
Ivaschenko disse que mais da metade dos agricultores do país poderia ir à falência até o final do ano, se as exportações fossem interrompidas indefinidamente.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, publicou uma mensagem em vídeo na segunda-feira. Nela, ele disse que esperará para ver como os acordos funcionam, e se a segurança será garantida.
Ele disse: “É muito cedo para tirar quaisquer conclusões e prever outros eventos”. Ele acrescentou: “Não podemos ter as ilusões de que a Rússia simplesmente se absterá de tentar interromper as exportações ucranianas”.
Zelenskyy disse que 16 embarcações estão esperando para partir e seu país está pronto para contribuir para a estabilização do mercado mundial de alimentos.
O Secretário Geral da ONU, Antonio Guterres, falou sobre o embarque na segunda-feira. Ele disse: “Deve ser o primeiro de muitos navios comerciais que trazem alívio e estabilidade aos mercados mundiais de alimentos”.
O chefe da ONU apelou para a continuidade das exportações. Ele disse: “As pessoas, à beira da fome, precisam destes acordos para trabalhar, a fim de sobreviver”.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am