EUA declaram surto de varíola dos macaco como emergência de saúde pública
O governo dos Estados Unidos declarou a propagação contínua da varíola dos macacos (monkeypox) no país como uma emergência de saúde pública.
O Secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Xavier Becerra, fez o anúncio na quinta-feira. Ele disse que com a declaração “podemos fortalecer e acelerar ainda mais nossa resposta”.
O governo dos EUA reforçará suas medidas para combater o surto, incluindo a intensificação da coleta de dados e a disponibilização de mais vacinas às pessoas necessitadas.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças – CDC, disseram que 7.101 casos haviam sido confirmados em todos os EUA até quinta-feira. Esse é o número mais alto do mundo.
O governo dos EUA alocou cerca de 1,1 milhões de doses de vacina contra a varíola dos macacos, das quais mais de 600.000 já foram entregues. Mas algumas pessoas não conseguiram ser vacinadas devido à escassez de suprimentos.
A Organização Mundial da Saúde – OMS, declarou o surto como uma emergência sanitária global no mês passado. A varíola continua a se espalhar, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.
Dados compilados pelo CDC mostram que 26.864 casos haviam sido confirmados, em 88 países e regiões, até quinta-feira.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am