42 nações exigem que a Rússia deixe a usina nuclear de Zaporizhzhia
Um grupo de 42 nações está exigindo a retirada imediata das tropas russas da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sudeste da Ucrânia.
Os 42 países, incluindo Estados membros da União Européia, Japão e Estados Unidos, fizeram o apelo em uma declaração conjunta emitida na sexta-feira (12).
Os países disseram que o destacamento de pessoal militar russo e de armamento na usina nuclear é “inaceitável e desrespeita os princípios de segurança, proteção e salvaguardas” que precisam ser respeitados.
Eles também disseram que a presença de forças militares russas na usina nuclear “impede o operador e as autoridades ucranianas de cumprir suas obrigações nucleares e de segurança contra radiações”.
Eles estão instando a Rússia a retirar, imediatamente, suas forças militares e todo outro pessoal não autorizado da usina de Zaporizhzhia, seus arredores imediatos e de toda a Ucrânia.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, reagiu com veemência à declaração conjunta na segunda-feira.
Ela disse que os países ocidentais estão novamente recorrendo a mentiras, afirmando que as ameaças à usina nuclear são criadas pela Rússia.
Ela disse que não há dúvida de que os ataques contra a usina nuclear e sua área circundante são entregues por forças ucranianas agindo sob as ordens de Kiev.
Ela acrescentou que a Rússia fará tudo o que for necessário para que os especialistas da Agência Internacional de Energia Atômica possam visitar a usina e dar uma avaliação verídica das ações destrutivas da Ucrânia.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am