Xi visita Xinjiang pela primeira vez em 8 anos
O Presidente chinês Xi Jinping visitou a Região Autônoma Xinjiang Uygur pela primeira vez em oito anos.
A Televisão Central Estatal da China disse que ele visitou Urumqi, Turpan e outras cidades durante um tour de quatro dias que terminou na sexta-feira (15).
Xi falou em um centro logístico, em Urumqi, para trens de carga China-Europa. Ele disse que Xinjiang não é mais uma região remota, mas um núcleo central na iniciativa econômica da “Beijing Belt and Road”.
Uma explosão ocorreu em uma estação ferroviária em Urumqi logo após a última visita de Xi à região em 2014. O incidente levou o partido comunista a reforçar seu controle sobre a região.
A Europa e os Estados Unidos têm se tornado cada vez mais críticos em relação ao tratamento de Pequim a certas minorias étnicas, mesmo usando a palavra genocídio.
Nos Estados Unidos, uma lei que proíbe todas as importações de bens produzidos utilizando trabalho forçado entrou em vigor em junho, excluindo, efetivamente, os itens de Xinjiang.
Xi está buscando um terceiro mandato, sem precedentes, como líder do partido. Os observadores dizem que a visita a Xinjiang poderia ser uma tentativa de mostrar que seu manejo da região tem sido um sucesso.
- Japão enfrenta nova onda de calor extremo com até 39°C - 3 de agosto de 2025 9:58 am
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am