Reunião dos Ministros das Relações Exteriores do G20 destaca a divisão sobre o conflito na Ucrânia
Um grupo de 20 ministros das Relações Exteriores saiu de mãos vazias de uma reunião tensa em Bali, Indonésia, que destacou a divisão entre o Ocidente e a Rússia sobre a situação na Ucrânia.
O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o Ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, estiveram ambos presentes nas conversações, que terminaram na sexta-feira (8). O Ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, participou online por convite especial.
Os diplomatas discutiram a crise alimentar global e o aumento dos custos de energia, ambos impulsionados pelo conflito na Ucrânia. Delegados do Japão, dos Estados Unidos e de países europeus condenaram a invasão russa do antigo Estado soviético.
Um alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores japonês disse que Lavrov saiu da sessão depois de entregar sua declaração, e foi substituído por um deputado.
Lavrov disse aos repórteres que seus colegas ocidentais se desviaram dos tópicos em discussão para uma crítica à Rússia como “agressores”.
A Indonésia, presidente da reunião, disse que o G20 tem a responsabilidade de construir pontes e ser parte de uma solução para o conflito.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















