Nações asiáticas e líderes mundiais expressam choque e condolências pela morte de Abe
Pessoas da região Ásia-Pacífico ficaram abaladas com a notícia de que o ex-primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, foi baleado e morto.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chamava Abe de um de seus mais queridos amigos. Ele ofereceu “sinceras condolências” para sua família e para o povo japonês.
Modi postou várias mensagens no Twitter, compartilhando uma foto recente com Abe. Ele disse que o ex-primeiro ministro sempre foi apaixonado pelo fortalecimento dos laços Índia-Japão.
Modi disse que toda a Índia chora com o Japão, e “se solidariza com nossos irmãos e irmãs japoneses neste momento difícil”.
O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse em uma declaração que, sob a liderança de Abe, “o Japão emergiu como um dos parceiros mais próximos e com a mesma mentalidade da Austrália na Ásia”. Ele o chamou de “um legado que perdura até hoje”.
Albanese acrescentou que a parceria Quad e o acordo de parceria Trans-Pacífico são, em muitos aspectos, o resultado da liderança diplomática da Abe.
Um porta-voz do primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, divulgou uma mensagem. Ele disse que Abe assumiu um papel importante na promoção das relações e da amizade nos últimos anos entre o Japão e a Associação das Nações do Sudeste Asiático.
O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, decretou luto oficial de três dias em todo o país pela morte de Abe.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















