Ministério da Defesa russo relata a captura de Lysychansk
O Ministério da Defesa da Rússia informa que o Ministro, Sergei Shoigu, relatou ao Presidente, Vladimir Putin, sobre a “libertação” da região ucraniana oriental de Luhansk.
O ministério anunciou, neste domingo (3), que as forças russas tinham “estabelecido controle total” sobre a cidade fortaleza de Lysychansk.
As forças russas haviam intensificado sua ofensiva contra a região de Luhansk, com o objetivo de assumir o controle total. Eles, alegadamente, fizeram incursões na cidade, e apreenderam grandes infra-estruturas nas áreas vizinhas.
No início do dia, o governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse nas mídias sociais que a cidade estava sob forte ataque.
Ele disse: “Os ocupantes jogaram todas as suas forças em Lysychansk. Eles atacaram a cidade com táticas incompreensivelmente cruéis”.
Ele acrescentou que os atacantes “sofrem perdas significativas, mas teimam em avançar. Eles estão ganhando uma posição na cidade”.
O grupo de reflexão dos EUA, The Institute for the Study of War, informou no sábado (2), que “imagens geolocalizadas mostraram forças russas andando casualmente pelos bairros do norte e sudeste de Lysychansk de uma forma que sugere que há poucas ou nenhumas forças ucranianas restantes na cidade a partir de 2 de julho”.
Com Lysychansk em mãos russas, suas chances de obter o controle total de Luhansk melhoraram, marcando um desenvolvimento significativo nos combates no leste da Ucrânia.
- Japão envia aviões para possível evacuação de civis no Oriente Médio - 20 de junho de 2025 12:01 am
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am