18.1 C
Kóka
domingo, 3 agosto, 2025 2:16: pm
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_img

Japão registra mais de 100.000 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (15)

Os especialistas em saúde do Japão alertam para um aumento explosivo do número de novos casos de infecçao por coronavírus chinês no país.

Japão registra mais de 100.000 novos casos de infecção por coronavírus chinês nesta sexta-feira (15)

Os especialistas em saúde do Japão alertam para um aumento explosivo do número de novos casos de infecçao por coronavírus chinês no país.

A contagem diária ultrapassou 100.000 na sexta-feira (15), pela primeira vez desde o início de fevereiro. Isso é mais que o dobro do número registrado há uma semana. Cerca de um quinto dos casos relatados na sexta-feira foi em Tóquio.

Alguns hospitais estão cheios de trabalho respondendo ao aumento. Cinquenta pacientes com febre visitaram uma clínica perto de Tóquio na sexta-feira (15), de manhã, e quase metade deles apresentaram positivo para o vírus.

Um médico da clínica disse: “As coisas mudaram drasticamente nas últimas duas semanas. Estamos muito preocupados com a situação”.

Especialistas culpam o aumento pela subvariante Omicron BA.5, que se acredita ser altamente infecciosa. Eles dizem que não está claro se a subvariante é mais propensa a desencadear sintomas graves.

Tateda Kazuhiro, professor da Universidade de Toho, disse: “Um aumento explosivo das infecções levaria a um aumento no número de casos graves. Precisamos monitorar a situação com muito cuidado”.

O primeiro-ministro, Kishida Fumio, disse no início do dia que não pretende introduzir novas restrições agora.

Kishida realizou uma reunião da força-tarefa do coronavírus chinês antes do fim de semana prolongado. Eles discutiram formas de fazer com que as pessoas fossem testadas antes de voltar para casa para visitar parentes idosos.

Kishida diz que manterá o Japão em alerta máximo e colocará o foco no aumento da capacidade do sistema médico de lidar com o aumento do número de casos.

O governo continuará oferecendo a quarta dose de vacina para alguns segmentos da população.

Kishida exortou as pessoas a aproveitarem as oportunidades para serem testadas de graça. Ele disse: “Já existem cerca de 13.000 centros de testes gratuitos de coronavírus chinês em todo o país. Vou criar centros adicionais em mais de 100 locais, incluindo as principais estações ferroviárias e aeroportos, para que as pessoas possam fazer os testes antes de voltar para suas cidades de origem para umas férias”.

Quando a variante Omicron atravessou o Japão pela primeira vez, o governo respondeu fechando as fronteiras. As regras foram flexibilizadas nos últimos meses. E a partir de junho, um pequeno número de turistas estrangeiros é autorizado a visitar em excursões guiadas, e atualmente não há planos para mudar isso.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img