Fortes chuvas atingem o oeste e centro do Japão
As autoridades meteorológicas japonesas informam que fortes chuvas ocorreram na região de Kyushu, no sudoeste do Japão, através da região de Tokai, no centro do Japão. Alertam para mais chuvas fortes na região e no nordeste do Japão.
Autoridades da agência meteorológica dizem que as nuvens de chuva se desenvolveram em partes de Kyushu, bem como na região de Kinki no oeste do Japão, devido a um sistema de baixa pressão e uma frente de chuva.
As autoridades dizem que o radar mostra que cerca de 90 milímetros de chuva devem ter caído durante uma hora até 11:20 da manhã de terça-feira (19) em Nakagyo Ward, cidade de Kyoto.
Informam também que se formaram faixas de nuvens de chuva ativa sobre as prefeituras de Yamaguchi, Fukuoka, Saga e Oita, trazendo chuva forte de segunda a terça-feira pela manhã.
60 milímetros de chuva foram registrados durante uma hora, até 11:00 da manhã de terça-feira, na cidade de Yatsushiro, província de Kumamoto.
No período de 24 horas até 11:00 da manhã de terça-feira, 243 milímetros de chuva caíram na cidade de Mine City, Prefeitura de Yamaguchi. O número é um recorde para julho, representando cerca de 70% da precipitação média da área para o mês.
A agência está pedindo às pessoas que estejam em alerta máximo para possíveis deslizamentos de terra e inundações.
As autoridades dizem que as condições atmosféricas extremamente instáveis devem continuar no oeste através do leste do Japão até quarta-feira, trazendo chuvas repentinas.
No período de 24 horas até o meio-dia de quarta-feira, espera-se uma chuva de até 250 milímetros no sul de Kyushu; 200 milímetros no norte de Kyushu; 150 milímetros em Kinki e Tokai; 120 milímetros em Shikoku; 100 milímetros em Hokuriku e Kanto-koshin; e 60 milímetros em Chugoku.
A agência está alertando sobre deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas e rios transbordando. A agência está alertando as pessoas para relâmpagos e fortes rajadas de vento.
As pessoas são aconselhadas a permanecerem cautelosas mesmo depois que as chuvas parem. Houve casos em que deslizamentos de terra ocorreram ou rios começaram a transbordar algumas horas depois que as chuvas enfraqueceram.
- B-21 Raider realiza primeiro voo com sucesso nos EUA - 3 de julho de 2025 8:50 am
- Onda de forte calor atinge grande parte do Japão - 3 de julho de 2025 8:33 am
- Trump diz que trégua de 60 dias em Gaza segue incerta - 3 de julho de 2025 8:20 am