EUA enviarão mais apoio militar à Ucrânia, incluindo HIMARS
A administração do presidente americano, Joe Biden, informa que enviará apoio militar adicional à Ucrânia, incluindo mais sistemas de foguete HIMARS de lançamento múltiplo.
A administração anunciou, nesta sexta-feira (22), um pacote de apoio adicional, totalizando cerca de 270 milhões de dólares, que incluirá quatro HIMARS e até 580 drones.
Os lançadores de foguetes HIMARS oferecem um alcance mais longo e maior precisão do que os sistemas de artilharia convencionais. Os EUA já forneceram à Ucrânia 12 desses sistemas.
Falando aos repórteres na sexta-feira (22), o Coordenador de Comunicações Estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, condenou a Rússia por realizar ataques “desumanos” a prédios de apartamentos e shopping centers.
Ele disse que os EUA apoiarão o governo da Ucrânia e seu povo pelo tempo que for necessário.
O Ministério da Defesa da Rússia disse, na sexta-feira (22), que suas tropas atacaram a cidade ucraniana oriental de Kramatorsk, na região de Donetsk, matando cerca de 300 soldados ucranianos.
O ministério também disse que os ataques com mísseis russos destruíram veículos blindados e arsenal na região sul ucraniana de Mykolaiv.
O ministério alegou que suas forças destruíram 4 sistemas HIMARS entre 5 e 20 de julho.
Em uma entrevista ao Wall Street Journal, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, disse que os sistemas HIMARS e outras armas fornecidas pelos Estados Unidos ajudaram a diminuir a ofensiva da Rússia na região oriental ucraniana de Donbas.
Ele disse que a estabilização da linha de frente em Donbas permitiria à Ucrânia avançar em outras direções.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















