Biden discute energia e segurança com líderes sauditas
O Presidente dos EUA Joe Biden, certa vez, prometeu fazer da Arábia Saudita um “pária” por suas violações dos direitos humanos. Agora, ele se sentou com seus líderes e pediu a sua ajuda.
Biden está em Jeddah, Arábia Saudita. Ele realizou uma reunião com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman na sexta-feira (15).
Biden havia, anteriormente, criticado o Príncipe Herdeiro por seu papel no assassinato do jornalista do Washington Post, Jamal Khashoggi, que foi morto na Turquia por agentes sauditas em 2018. O Príncipe Herdeiro negou qualquer envolvimento.
Biden mencionou o assassinato de Khashoggi no início da reunião de sexta-feira (15). Ele disse: “Para um presidente americano ficar calado sobre a questão dos direitos humanos é inconsistente com quem nós somos e quem eu sou. Eu sempre defenderei nossos valores”.
Ele advertiu os sauditas contra cometer qualquer ato semelhante e disse que eles seriam recebidos com uma resposta forte e “muito mais”.
Biden havia dito que o foco de sua visita era garantir um compromisso dos estados do Golfo para extrair mais petróleo. Ele disse que tiveram uma boa discussão sobre garantir a segurança energética global, e espera ver “mais passos” dos sauditas nas próximas semanas.
Eles também concordaram sobre as ameaças “muito reais” colocadas pelo Irã e seu programa nuclear. Biden se comprometeu a garantir que os líderes de Teerã nunca coloquem suas mãos em uma arma nuclear.
- Mídia internacional cita STF em alerta no Magnitsky Day - 1 de agosto de 2025 10:05 am
- Dois Generais brasileiros passam a residir na China como adidos - 1 de agosto de 2025 9:51 am
- Prefeitura de Koka treina equipe para dialogar com estrangeiros - 1 de agosto de 2025 9:25 am