Analistas americanos dizem que forças russas estão em “pausa operacional”
Analistas militares dos EUA dizem que as forças russas na Ucrânia podem estar fazendo o que eles denominam de uma “pausa operacional”. As tropas ainda estão conduzindo ataques, mas estão fazendo poucos avanços.
Os analistas, no Instituto para o Estudo da Guerra, em Washington, advertem que a pausa pode ser um prelúdio para um ataque em grande escala na região oriental de Donetsk.
Os civis da região já sofreram ataques devastadores da Rússia. Na cidade de Kramatorsk, 50 pessoas foram mortas em abril quando um míssil atingiu uma estação ferroviária. Com a escalada dos combates na área, as autoridades estão exortando os residentes a partirem.
Um residente, que sobreviveu a um ataque de mísseis na quinta-feira (7), lembrou uma grande explosão. Ele disse que estava sentado dentro de sua casa com sua esposa, e parecia que tudo estava voando pelo ar.
As forças ucranianas ao sul reconquistaram a Ilha Snake, um posto avançado no Mar Negro que se tornou um símbolo de resistência. O vídeo divulgado na quinta-feira (7), mostra-os hasteando a bandeira ucraniana. Um funcionário do Ministério da Defesa russo disse que suas forças responderam imediatamente com um ataque de mísseis.
O presidente russo Vladimir Putin expressou pouca esperança nas negociações. Ele disse que quanto mais tempo a luta se arrasta, mais fraca se torna a perspectiva. Ele também lançou um desafio aos líderes ocidentais, dizendo-lhes que se eles estão seriamente empenhados em se juntar à luta contra a Rússia no campo de batalha, eles deveriam “tentar”.
Os legisladores em Moscou estão considerando uma lei que daria aos líderes do governo poderes especiais. As leis lhes permitiriam forçar as empresas a fornecer bens e serviços aos militares – e ajudariam a financiar o esforço de guerra.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am