Zelenskyy pede a expulsão da Rússia da UNESCO depois da destruição de locais históricos
O presidente ucraniano condenou a Rússia pela destruição de um mosteiro histórico na região oriental de Donetsk. Volodymyr Zelenskyy apelou à comunidade internacional para expulsar a Rússia da agência cultural da ONU, UNESCO.
Zelenskyy postou na mídia social que nenhum outro país na Europa destruiu tantos monumentos de herança cultural desde a Segunda Guerra Mundial como a Rússia em sua invasão da Ucrânia.
Na região vizinha de Luhansk, a situação é mais grave, pois os militares russos se gabaram de ter dado um golpe fatal em Severodonetsk – o último reduto da Ucrânia na região.
O governador de Luhansk, Serhiy Haidai, disse no sábado (4), que a maior parte da cidade foi tomada pelo assalto russo em larga escala, lançado sobre ela.
Ele acrescentou que as forças russas explodiram pontes para evitar que a Ucrânia trouxesse reforços militares.
Os militares russos disseram no sábado (4), que seus ataques fizeram com que as forças ucranianas perdessem um máximo de 90% de suas unidades.
A comunidade internacional está preocupada com a escassez global de alimentos, pois a guerra parou as exportações de grãos da Ucrânia.
Os militares russos dizem que 70 navios estrangeiros estão presos em seis portos ao longo do Mar Negro, incluindo Kherson, Mykolaiv, e Odesa. Afirma que os navios não podem se movimentar por medo de bombardeios das forças ucranianas.
A Ucrânia culpou Moscou pelo bloqueio, dizendo que os russos deixaram minas navais no mar.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















