Vice-ministro russo diz que o Japão não tem direito a pesca perto das ilhas dos Territórios do Norte
O vice-primeiro ministro russo, Yury Trutnev, ponderou sobre a decisão de Moscou de suspender a implementação de um acordo de pesca com o Japão.
Trutnev, que também é responsável pelo Extremo Oriente da Rússia, falou aos repórteres na sexta-feira (10).
Ele disse que seu país retirará do Japão o direito de pescar em águas próximas a quatro ilhas de propriedade russa reivindicadas pelo governo japonês.
A Rússia controla as ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês afirma que as ilhas são uma parte inerente do território do país. Ele diz que as ilhas foram ilegalmente ocupadas após a Segunda Guerra Mundial.
Trutnev também repetiu as afirmações de Moscou de que o Japão se recusou a pagar pelas cotas de captura.
Na terça-feira (7), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou que suspenderá a implementação do acordo, que foi assinado em 1998 para permitir que os barcos de pesca japoneses operassem com segurança perto das ilhas.
Os dois governos realizam negociações a cada ano para decidir o período de pesca, a cota e as taxas.
Na quinta-feira (9), Trutnev disse que a Rússia tinha uma escassez de regiões para a pesca produtiva, e que estava certo de que as empresas de pesca russas tomariam o lugar dos pescadores japoneses.
No início da semana, o Japão disse que era lamentável que a Rússia tivesse suspendido, unilateralmente, a implementação do acordo.
O Japão planeja continuar as consultas com a Rússia para que os trabalhadores japoneses da pesca possam operar com segurança.
- Frio intenso provoca falta de água em resort de Hakone - 11 de fevereiro de 2026 2:00 am
- Japão apresenta análise de detritos nucleares de Fukushima - 11 de fevereiro de 2026 1:55 am
- EUA transferirão comando de dois postos da OTAN a europeus - 11 de fevereiro de 2026 1:51 am
















