UE elaborará um plano emergencial para reduzir a demanda de gás
A Comissão Européia elaborará um plano comum até o próximo mês para reduzir a demanda de gás em todo o bloco, uma vez que a Rússia restringe o fornecimento de gás natural.
Os líderes da UE realizaram uma cúpula de dois dias em Bruxelas até sexta-feira (24), para discutir como garantir o fornecimento de energia e lidar com o aumento dos preços.
Em uma conferência de imprensa após a reunião, a Presidente da Comissão Européia, Ursula von der Leyen, disse que a Rússia havia interrompido ou reduzido o fornecimento de gás natural para 12 estados membros.
Ela disse que sua agência revisou os planos de contingência de todos os países para garantir que eles estejam preparados para novas restrições de fornecimento.
A Comissão Europeia está trabalhando com a indústria e os estados membros em um plano de âmbito europeu e o apresentará aos líderes da UE em julho.
As nações européias têm aumentado suas capacidades de armazenamento de gás antes dos meses de inverno, quando a demanda aumenta para de aquecimento. Mas estão crescendo as preocupações de que não seja possível armazenar o suficiente para compensar a redução do fornecimento da Rússia.
A Alemanha elevou seu plano nacional de emergência de gás para o segundo estágio e pediu aos cidadãos e empresas que cooperem na economia de energia.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am