7.3 C
Kóka
terça-feira, 30 setembro, 2025 9:02: am
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Taiwan em alerta sobre os planos de operação militar da China

A China diz ter introduzido um conjunto de " planos de teste" em suas operações militares das forças armadas que não são guerras. A mídia de Taiwan cita o ponto de vista de especialistas que pedem atenção contra o movimento.

spot_img

Taiwan em alerta sobre os planos de operação militar da China

A China diz ter introduzido um conjunto de ” planos de teste” em suas operações militares das forças armadas que não são guerras. A mídia de Taiwan cita o ponto de vista de especialistas que pedem atenção contra o movimento.

A agência estatal chinesa, Xinhua News Agency, informou recentemente que o Presidente Xi Jinping, que também é o presidente da Comissão Militar Central, assinou uma ordem para promulgar os esboços, que entrarão em vigor na quarta-feira (15).

Os detalhes dos esboços não foram divulgados. Mas a Xinhua diz que os mesmo, compostos de 59 artigos, abordarão emergências e terão como objetivo “salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento e a paz mundial e a estabilidade regional”.

Acrescenta que os esboços “servem como base legal para operações militares que não sejam de guerra”.

Um jornal taiwanês, The Liberty Times, em sua edição online de terça-feira (14), cita um especialista como dizendo que Taiwan deve ser cautelosa porque o que a China chama de “operações militares” poderia ser usado como um encobrimento quando ela realiza um ato de guerra.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês disse aos repórteres na segunda-feira (13), que “certos países chamam o Estreito de Taiwan de ‘águas internacionais’, a fim de encontrar um pretexto para manipular questões relacionadas a Taiwan e ameaçar a soberania e a segurança da China”. Ele disse: “A China está, firmemente, contra isso”.

Os observadores dizem que as observações podem indicar a possível postura da China de não considerar o Estreito como “águas internacionais”. Eles dizem que a China, aparentement,e visa criar um ambiente onde o direito internacional não será aplicado a uma contingência envolvendo Taiwan.

Radio Shiga
Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
SourceNHK

Artigos relacionados

ÁSIA

spot_imgspot_img