Secretária Geral da ONU para desarmamento discursa na 1ª reunião do Tratado de Proibição de Armas Nucleares
A chefe da ONU para o desarmamento disse que a primeira reunião dos Estados-partes do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares deve se concentrar em reafirmar que o uso de tais armas deve ser evitado.
A Sub-Secretária Geral e Alta Representante da ONU para Assuntos de Desarmamento, Nakamitsu Izumi, falou à NHK antes da abertura da reunião.
Nakamitsu disse que em meio à invasão russa da Ucrânia, é importante reafirmar o princípio de que o uso de armas nucleares nunca deve ser permitido.
Ela acrescentou que um dos principais objetivos é se concentrar, mais uma vez, no impacto humanitário das armas nucleares e defender o princípio da não utilização.
Nakamitsu referiu-se à participação de sobreviventes das bombas atômicas japonesas, ou hibakusha.
Ela disse que somente o hibakusha pode transmitir exatamente o impacto humanitário devastador do uso de armas nucleares como fatos históricos. Ela expressou a esperança de que eles emitiriam uma mensagem realista e forte.
Nakamitsu também disse que o desarmamento nuclear global não é tão simples a ponto de ser alcançado somente sob o tratado de proibição.
Ela disse que várias ferramentas devem ser usadas para, em última instância, realizar a abolição das armas nucleares. Ela mencionou outras estruturas, incluindo o Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares, que exige que os Estados nucleares trabalhem em prol do desarmamento nuclear.
Uma conferência de revisão do TNP está programada para ser realizada em Nova York em agosto.
Nakamitsu disse esperar que a conscientização da comunidade internacional seja aumentada através da primeira reunião do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, exortando os Estados nucleares e fazendo avançar o desarmamento nuclear o mais rápido possível.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am