Russia está intensificando ofensiva em Luhansk
Militares russos estão intensificando sua ofensiva na região leste ucraniana de Luhansk, forçando os ucranianos a travar duras batalhas. Mas as forças russas estão na defensiva em Kherson e em outras regiões do sul.
Um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano disse na quarta-feira (8), que os combates mais duros estão na fortaleza ucraniana de Severodonetsk, no leste. O porta-voz oficial disse que as forças inimigas não estão poupando nenhum equipamento ou pessoal.
O governador de Severodonetsk, Serhiy Haidai, disse à mídia local que a situação é grave. Ele disse que as forças especiais recapturaram cerca da metade da cidade há dois dias, mas os ataques aéreos e os bombardeios se intensificaram, forçando os ucranianos a irem para os subúrbios.
As autoridades ucranianas dizem que as forças russas pretendem tomar Severodonetsk até sexta-feira (10).
Enquanto isso, no sul, o exército russo tem estado na defensiva, pois tem concentrado seus recursos no leste.
Na quarta-feira (8), uma agência de notícias ucraniana citou um antigo líder das forças separatistas pró-russas como dizendo que os russos recuaram vários quilômetros nas regiões de Kherson e Mykolaiv.
O Ministério da Defesa britânico disse em sua atualização de inteligência na quarta-feira (8), que a Rússia está concentrando sua ofensiva no leste enquanto permanece na defensiva em seus flancos.
Também disse que as forças ucranianas começaram, recentemente, a contra-atacar em Kherson e recuperaram uma posição na margem oriental de um rio chave.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy disse numa conferência online de investidores estrangeiros na quarta-feira (8), que seu povo está defendendo suas terras enquanto resiste a ataques ferozes. Ele disse que a vitória da Ucrânia na guerra será um dos maiores sucessos militares da Europa.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















