Região Indo-Pacífico está no período mais perigoso desde a Segunda Guerra Mundial diz comandante americano
O oficial encarregado do Comando Indo-Pacífico dos EUA afirma que a situação de segurança na região e além está passando pelo período potencialmente mais perigoso desde a Segunda Guerra Mundial.
O almirante John Aquilino fez a observação em um pronunciamento no Diálogo Shangri-La, uma reunião do fórum de segurança asiático em Cingapura, no sábado (11).
A reunião está em andamento desde sexta-feira (10), com a participação de ministros da defesa e outros oficiais do governo de países asiáticos e ocidentais.
Durante o discurso de sábado, o Almirante Aquilino salientou que a China tem tomado ações desestabilizadoras em todo o Indo-Pacífico, incluindo coerção e interceptações inseguras contra os aliados e parceiros dos EUA. Ele também observou que os testes nucleares e de mísseis da Coréia do Norte continuam a desestabilizar a região e a ameaçar a subsistência de todas as nações.
Com a China em mente, o almirante indicou a necessidade de “uma determinação para evitar conflitos através da manutenção de linhas abertas de comunicação para garantir que a concorrência não se transforme em crise”.
O Ministro da Defesa da China, Wei Fenghe, está agendado para proferir um pronunciamento no domingo (12), o último dia da reunião.
- Japão registra julho mais quente desde 1898 - 2 de agosto de 2025 6:15 am
- Ucrânia aprova lei que garante independência anticorrupção - 2 de agosto de 2025 5:14 am
- LATAM LA603 retorna a LAX (Los Angeles) após suspeita de falha técnica - 2 de agosto de 2025 4:59 am