Putin e Xi atacam sanções contra a Rússia em mensagem de vídeo
Os líderes da Rússia e da China criticaram as sanções impostas contra a Rússia em mensagens de vídeo separadas, divulgadas na abertura de um fórum virtual de cinco economias emergentes, ou BRICS.
Os BRICS compreendem Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O grupo realizará uma reunião de cúpula na quinta-feira (23).
Em sua mensagem em vídeo, Putin criticou o Ocidente pelas sanções impostas em resposta à invasão russa da Ucrânia.
Putin considerou as nações ocidentais responsáveis pela crise alimentar em curso, dizendo: “Os problemas para garantir a segurança alimentar global estão piorando; os preços dos grãos e outros produtos agrícolas básicos estão sendo inflados”.
Ao mesmo tempo, ele observou que houve um aumento notável nas exportações de petróleo russo para a China e Índia, e que seu país exportou quantidades consideráveis de fertilizantes para todas as nações dentro da estrutura dos BRICS.
Ele disse: “A comunidade empresarial russa, em coordenação com as comunidades empresariais dos estados BRICS, toma medidas imediatas para desenvolver a infra-estrutura de transporte. As rotas logísticas são reajustadas, novas cadeias de produção são criadas”.
Enquanto isso, com a possível expansão para o leste da OTAN em mente, o presidente chinês Xi Jinping também criticou o Ocidente.
O Ministério das Relações Exteriores da China citou Xi como dizendo que os países, certamente, acabarão em dificuldades de segurança se colocarem fé cega em suas posições de força, expandirem alianças militares e buscarem sua própria segurança às custas dos outros.
Ele também advertiu que a imposição de sanções poderia agir como um bumerangue e uma espada de dois gumes.
- Trump diz não ter pressa por acordo com Japão - 2 de maio de 2025 7:04 am
- EUA e Ucrânia assinam acordo estratégico de minerais - 2 de maio de 2025 6:36 am
- O Sul em Cima destaca Beto Rensi e Tatiéli Bueno - 2 de maio de 2025 6:08 am