Putin diz que Rússia responderá a qualquer implantação da OTAN na Finlândia e Suécia
O presidente russo Vladimir Putin advertiu que Moscou responderá de acordo se a OTAN implantar tropas e infraestrutura na Finlândia e na Suécia.
Putin falou aos repórteres no país da Ásia Central, o Turcomenistão, na quinta-feira (30).
Perguntado sobre a decisão da OTAN de emitir um convite formal à Finlândia e à Suécia para aderir à aliança, Putin disse que a Rússia não tem os problemas com os dois países que tem com a Ucrânia. Ele disse: “Se eles quiserem, por favor, vão em frente”.
Mas Putin acrescentou que se as tropas e a infra-estrutura da OTAN forem destacadas para esses dois países, a Rússia “será obrigada a responder em espécie e a criar as mesmas ameaças para os territórios a partir dos quais as ameaças para nós são criadas”.
Ele acrescentou que tudo estava indo bem entre a Rússia e as duas nações, mas “agora haverá tensões”.
Putin foi questionado sobre o ataque de mísseis a um shopping center em Kremenchuk, na Ucrânia central. Ele disse que as forças russas não atacam instalações civis.
Putin também prometeu continuar o que a Rússia chama de sua “operação militar especial” na Ucrânia, como planejado. Ele observou que não há necessidade de estabelecer um prazo para o fim da campanha.
- Trump ameaça Japão com aumento de tarifas comerciais - 2 de julho de 2025 9:48 am
- Trump suspende sanções à Síria em medida histórica - 2 de julho de 2025 6:01 am
- Japão aprova plano para reduzir impacto do megaterremoto Nankai - 2 de julho de 2025 5:45 am