Parlamentares da Câmara Baixa do Japão rejeitam moção de não-confiança contra o Gabinete do primeiro-ministro Kishida Fumio
Os parlamentares da Câmara dos Deputados do Japão votaram contra uma moção de desconfiança contra o Gabinete do Primeiro Ministro, Kishida Fumio.
A votação da moção, apresentada pelo Partido Democrático Constitucional, da oposição, foi realizada em uma sessão plenária da Câmara na quinta-feira (9).
O líder do Partido Democrático Constitucional, Izumi Kenta, criticou o Gabinete. Ele disse que não tomou medidas contra a alta dos preços, que tem amortecido o consumo e dado um golpe na economia japonesa.
A secretária-geral interino do Partido Liberal Democrático, governante, Kamikawa Yoko, apoiou o Gabinete. Ela disse que as expectativas para a determinação e a capacidade de Kishida de agir estão crescendo à medida que ele tem conseguido se adaptar às condições em mudança.
A moção foi rejeitada por uma maioria de votos da coalizão governista e de outros partidos. O primeiro-ministro Kishida disse aos repórteres que ele ganhou um mandato na Dieta e disse que quer continuar a cumprir suas responsabilidades.
O Partido Democrático Constitucional também apresentou uma moção de desconfiança contra o presidente da Câmara Baixa, Hosoda Hiroyuki. Ele tem estado sob fogo por alegações de assédio sexual relatadas por uma revista semanal.
O partido de oposição também questionou suas observações que criticaram um plano de reforma eleitoral aprovado pelo governo.
A moção também foi rejeitada por maioria.
- Arroz recém-colhido no Japão tem alta de 60% no preço - 13 de agosto de 2025 8:44 am
- Ex-primeira-dama da Coreia do Sul é presa - 13 de agosto de 2025 8:15 am
- Um sopro de vida e esperança: Mônica Belli lança “É a Vida Baby” - 13 de agosto de 2025 3:06 am