Navio da Japan Maritime SelfDefense Force chega a Londres
O navio Kashima, da Esquadra de Treinamento da Força de Autodefesa Marítima do Japão, fez uma escala no porto de Londres.
O Kashima, com 340 tripulantes a bordo, está atualmente em um programa de treinamento em viagem oceânica que começou em abril. A escala no porto faz parte de um evento de intercâmbio entre o Japão e a Grã-Bretanha, quando os dois países comemoram este ano o 120º aniversário da Aliança Anglo-Japonesa.
Espera-se que Kashima participe de um exercício com a Marinha Real Britânica.
O Comandante do Esquadrão de Treinamento da JMSDF, Komuta Shukaku, enfatizou a necessidade de o Japão cooperar com a Grã-Bretanha para um Indo-Pacífico livre e aberto.
Ele disse que os dois países precisam ter mais oportunidades para realizar exercícios, pois sua cooperação bilateral de defesa tem se aprofundado nos últimos anos.
A Grã-Bretanha expressou seu compromisso com a região Indo-Pacífico nas políticas diplomáticas e de segurança anunciadas em março.
Seu porta-aviões HMS Queen Elizabeth fez uma escala no porto da base naval americana em Yokosuka, ao sul de Tóquio, em setembro passado.
O Japão e a Grã-Bretanha também chegaram a um acordo de princípio em maio sobre um pacto que facilitaria a cooperação bilateral de defesa. Parte de seu objetivo é facilitar a organização de exercícios conjuntos entre as Forças de Auto-Defesa do Japão e os militares britânicos.
Espera-se que Kashima permaneça na Grã-Bretanha até sábado (25). As autoridades dos dois países também devem discutir a cooperação em matéria de defesa entre eles.
- Japão e EUA discutem câmbio em meio a críticas de Trump - 25 de abril de 2025 10:40 am
- Índia convoca diplomata do Paquistão após ataque em Caxemira - 25 de abril de 2025 10:35 am
- ONU alerta sobre expansão global de fraudes cibernéticas - 25 de abril de 2025 10:27 am