Não nos chame de pró-China, diz líder da oposição de Taiwan, nos Estados Unidos
É errado rotular o principal partido de oposição de Taiwan, o Kuomintang (KMT), como sendo pró-China, pois sempre foi pró-EUA e se dedica a defender a ilha, embora também a conversar com Pequim, disse seu presidente em Washington.
O KMT governou a China até fugir para Taiwan em 1949, depois de perder uma guerra civil para os comunistas. Tradicionalmente, o KMT tem favorecido laços estreitos com Pequim, o que o tem colocado cada vez mais em desacordo com a maioria dos taiwaneses, que sentem pouco em comum com a China autocrática.
O KMT perdeu as eleições presidenciais e parlamentares em 2020, tendo falhado em livrar-se das acusações do Partido Democrático Progressista que venderia Taiwan a Pequim.
Falando no final da segunda-feira (6) no Taipei Brookings Institution durante uma visita a Washington, o presidente do KMT, Eric Chu, decretou a desilusão daqueles que os chamam de pró-China.
“Somos mal rotulados por algumas pessoas, alguns meios de comunicação dizem que somos um partido pró-China – é totalmente errado”. Somos um partido pró-EUA, para sempre”, disse ele, falando em inglês.
Taiwan precisa ter defesas fortes, acrescentou Chu, que assumiu seu cargo atual em setembro, com a promessa de revitalizar as conquistas do partido.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















