Ministro da Defesa da China alerta contra envolvimento com Taiwan
O ministro da defesa da China afirmou que o país lutará até o fim se alguém tentar separá-lo de Taiwan, uma aparente ameaça contra os Estados Unidos que está intensificando seu envolvimento em Taiwan.
Wei Fenghe proferiu um discurso no Diálogo Shangri-La, um fórum de segurança asiático em Cingapura, no domingo (2).
O ministro disse que Taiwan se enquadra nos assuntos internos da China e que a unificação com Taiwan deve ser alcançada a todo custo.
Ele observou que a unificação “pacífica” é o maior desejo do povo chinês, e seu país está fazendo seus maiores esforços em direção a essa ambição.
Fenghe ressaltou que certos países contrariam o princípio e o compromisso de “uma só China” e toleram o movimento em direção à separação de Taiwan da China.
Ele salientou que a determinação e a enorme capacidade dos militares chineses de proteger a soberania e a integridade territorial do país não devem ser negligenciadas.
O ministro advertiu os EUA a pararem de manchar a China, ou de tentar contê-la ou interferir nos assuntos internos do país.
Fenghe disse que as forças armadas dos dois países deveriam evitar tomar decisões erradas e ao mesmo tempo aumentar a confiança um do outro. Ele disse que ambos os lados deveriam controlar os riscos para evitar atritos e confrontos.
Ele expressou a esperança de que Pequim e Washington construam uma relação bilateral saudável e estável.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















