Japão, EUA e Coréia do Sul concordam em retomar os exercícios militares conjuntos para combater a Coréia do Norte
Os ministros da Defesa do Japão, dos Estados Unidos e da Coréia do Sul realizaram conversações presenciais à margem do Diálogo Shangri-La, um fórum de segurança asiático em Cingapura.
O Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Ministro da Defesa da Coréia do Sul, Lee Jong-sup, reuniram-se na primeira reunião tri-partite desde a posse do novo governo da Coréia do Sul e na primeira reunião presencial desde novembro de 2019.
Em uma declaração conjunta que se seguiu, os chefes de defesa condenaram, veementemente, os repetidos lançamentos de mísseis balísticos da Coréia do Norte, dizendo que eles claramente violam as resoluções do Conselho de Segurança da ONU.
Eles disseram que os três países compartilham a preocupação de que o desenvolvimento da Coréia do Norte de armas de destruição em massa e mísseis balísticos são uma séria ameaça à paz e estabilidade internacional.
Os chefes de defesa concordaram em retomar os exercícios militares conjuntos, suspensos desde dezembro de 2017, para lidar com os lançamentos de mísseis da Coréia do Norte.
Com a China em mente, eles também disseram que se opõem fortemente a qualquer tentativa de mudar o status quo através da força e aumentar as tensões no Indo-Pacífico, e enfatizaram a importância da paz e da estabilidade do Estreito de Taiwan.
É a primeira vez que Taiwan é mencionado em uma declaração conjunta da reunião ministerial de defesa tri-partite.
- Coreia do Norte retira alto-falantes na fronteira - 10 de agosto de 2025 3:04 am
- Trump e Putin se reunirão no Alasca para discutir Ucrânia - 10 de agosto de 2025 2:54 am
- Premiê do Japão pede clareza em negociações tarifárias - 10 de agosto de 2025 2:49 am