Japão, EUA e Austrália se opõem às reivindicações da China no Mar do Sul da China
Os chefes de defesa do Japão, dos Estados Unidos e da Austrália se reuniram, à margem do Diálogo Shangri-La, um fórum de segurança asiático, em Cingapura.
Em uma declaração conjunta, o Ministro da Defesa japonês, Kishi Nobuo, o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e o Ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles, expressaram preocupação com o ambiente de segurança cada vez mais grave no Mar da China Oriental.
Com a crescente agressividade marítima da China em mente, eles disseram que se opõem fortemente a qualquer tentativa coercitiva e unilateral de mudar o “status quo” e aumentar as tensões.
Os chefes de defesa também compartilharam profundas preocupações sobre a situação no Mar do Sul da China, e concordaram em se opor firmemente ao que chamaram de declaração ilegítima da China sobre seus interesses marítimos e suas atividades.
Eles enfatizaram a importância da paz e da estabilidade no Estreito de Taiwan, e disseram que a questão da travessia do Estreito deve ser resolvida pacificamente.
Concordaram em realizar ações concretas e práticas para garantir a segurança e a estabilidade da região indo-pacífico, incluindo o fortalecimento de exercícios militares conjuntos para melhorar a prontidão de seus países.
A ação inclui a proteção de ativos militares estrangeiros pelas Forças de Auto-Defesa do Japão, o que se tornou possível após a promulgação da legislação de segurança japonesa em 2016.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















