China proíbe a importação de garoupa cultivada de Taiwan
Taiwan está reagindo fortemente à proibição da China de importar um tipo de peixe criado em fazendas de Taiwan.
Oficiais do Conselho de Agricultura de Taiwan disseram aos repórteres neste sábado (11), que haviam sido notificados pelas autoridades alfandegárias chinesas na sexta-feira (10), à noite, que a China suspenderia as importações de garoupa, a partir da segunda-feira (13).
As autoridades chinesas citaram como motivo da medida a detecção de drogas proibidas em várias ocasiões.
O Conselho de Agricultura admitiu que alguns dos peixes não haviam conseguido desembaraçar os regulamentos de quarentena chineses em junho e dezembro do ano passado. Mas disse que nenhum problema havia sido encontrado durante as recentes inspeções dos produtores por funcionários taiwaneses.
As autoridades taiwanesas dizem que é prática comum enviar produtos de volta ou jogá-los fora quando uma substância proibida é detectada. Eles acusam a China de tomar uma medida unilateral que vai contra as normas comerciais internacionais estabelecidas.
As garoupas são criadas na parte sul de Taiwan e obtêm altos preços. O Conselho de Agricultura diz que 40% do peixe cultivado foram exportados no ano passado, dos quais 90% acabaram na China.
No ano passado, a China impôs uma proibição de importação de abacaxis e dois outros tipos de frutas de Taiwan, com base no fato de terem sido encontradas pragas. Mais de 90% das exportações de frutas foram destinadas à China.
O Partido Democrático Progressista de Taiwan criticou Pequim por utilizar o comércio como forma de exercer pressão política sobre Taiwan.
- Loja de carros de brasileiro sofre nova tentativa de furto - 7 de agosto de 2025 8:47 am
- SV & Alyssa Jane lançam “Our Game” com clima soultrônico - 7 de agosto de 2025 8:20 am
- Eric Hagen lança “Accuse Me” com alma e melancolia - 7 de agosto de 2025 7:48 am