Ataque russo a Severodonetsk lembra os horrores de Mariupol
As tropas russas estão lutando pelo controle de Severodonetsk, no leste da Ucrânia. As autoridades ucranianas dizem que mais de 500 pessoas estão se abrigando em uma fábrica de produtos químicos na região. Alguns temem que os russos cerquem o local como fizeram com uma siderúrgica na cidade portuária de Mariupol.
As forças russas destruíram as pontes, tornando efetivamente impossível a fuga dos civis. Entretanto, oficiais de defesa em Moscou disseram que abrirão um corredor humanitário. Eles também disseram que os combatentes ucranianos deveriam parar sua “resistência sem sentido” e se render.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, lamentou o derramamento de sangue. Ele disse que a ação intensa em Severodonetsk e nas áreas próximas trouxe vítimas, como antes. Ele acrescentou que elas são dolorosas para todos os ucranianos.
Zelenskyy pediu, novamente, aos aliados que fornecessem a suas forças armas anti-míssil modernas. Ele diz que não há boas desculpas para qualquer atraso.
Na quarta-feira (15), o Secretário de Defesa dos EUA Lloyd Austin presidirá uma reunião de delegados de dezenas de nações. Ele e outros membros do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia discutirão como poderão ajudar na luta.
- Parlamento japonês abre sessão extraordinária em Tokyo - 2 de agosto de 2025 2:25 am
- Justiça japonesa absolve homem após quase 40 anos - 2 de agosto de 2025 1:53 am
- Japonesa é atacada em estação de metrô na China - 2 de agosto de 2025 1:48 am