Ucrânia: missão de combate na usina siderúrgica de Mariupol terminou
As forças ucranianas declaram ter terminado a operação de combate com o objetivo de defender a usina siderúrgica na estratégica cidade portuária de Mariupol.
As forças russas instaram, repetidamente, as tropas ucranianas a se renderem e deixarem a usina siderúrgica Azovstal, enquanto se intensificavam os combates pelo controle da Ucrânia oriental. Mas, as tropas ucranianas defenderam ferozmente seu último reduto na cidade.
O Estado-Maior Geral das Forças Armadas da Ucrânia emitiu uma declaração na terça-feira (17). Ele disse: “A guarnição de Mariupol cumpriu sua missão de combate”. Referia-se às tropas da usina siderúrgica. Disse também que o comando superior havia ordenado que as unidades salvassem as vidas dos soldados.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, divulgou uma mensagem em vídeo na segunda-feira (16). Ele disse que uma operação destinada a salvar os defensores havia começado.
Zelenskyy disse: “Há feridos graves entre eles… A Ucrânia precisa de heróis ucranianos vivos”.
A vice-ministra da Defesa, Anna Malyar, disse que 53 soldados gravemente feridos foram levados da siderúrgica para um hospital em uma cidade controlada pela Rússia, na região de Donetsk. Ela disse que outros 211 foram evacuados para uma cidade diferente controlada pela Rússia por meio de um corredor humanitário.
Malyar acrescentou que os evacuados poderiam se tornar parte de um futuro acordo de troca de prisioneiros com a Rússia.
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am
- Toyota reduz previsão de lucro anual - 8 de agosto de 2025 6:49 am
- Caças F-35B chegam ao Japão em meio a críticas locais - 8 de agosto de 2025 6:37 am